quinta-feira, 8 de abril de 2010

PROJETO MUNICÍPIO


O presente projeto tem por objetivo geral

"incluir os alunos da educação infantil pré-escolar dentro do Município, levando-os a conhecer a sua geografia. Conhecer os balenários que compõem nosso espaço físico, onde os alunos possam interagir e construir novas aprendizagens através de visitação aos pontos importantes de cada local, bem como conhecer o espaço que o colega mora, possibilitando assim novas oportunidades de apropriação de saberes, integrando assim a escola e o Município."

Vamos visitar e explorar a geografia física, turística e cultural do Município de Arroio do Sal e produzir um livro ilustrado dos locais visitados.

As visitas deverão ocorrer a partir de 14 de abril, mês do aniversário do Município e se encerrar em novembro, com uma Mostra Geográfica do Arroio do Sal para os pais e comunidade em geral.

Aqui o projeto formal:




ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER
PROFESSORA: STELA MARIS DA ROSA DIAS
TEMA: ARROIO DO SAL GEOGRÁFICO: QUAL É TEU ESPAÇO?
CLIENTELA: ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA 2 A
TEMPO DE DURAÇÃO: MARÇO A DEZEMBRO/2010

1. JUSTIFICATIVA

Fazer educação na atualidade é proporcionarmos aos nossos alunos novos saberes através de novos jeitos, usando novos instrumentos e metodologias, reunindo todas as possibilidades de aprendizado a cerca da nossa realidade, seja física, social, cultural, histórica e/ou escolar.
Permitir aos nossos alunos conhecer mais e tantos saberes, não só escolares, não é só levá-los à sala de aulas, nem ensinar a leitura e escrita da palavra só, sentados e calados. Sem expressar sua palavra, não se aprende a palavra do outro nem do mundo que nos rodeia a todos. É muito mais do que isso: é levá-los em busca de todas as formas de aprender e demonstrar seu saber junto ao saber do outro e juntá-lo ao saber científico, criando assim o saber cultural regional, através do saber universal.
Içami Tiba (2008) diz: “não podemos aceitar passivamente situações retrógradas. Precisamos encontrar novos caminhos”... O professor hoje não é a única fonte de aprendizagem...” Cabe então a nós professores buscar essas novas metodologias, meios e instrumentos diversos a fim de motivarmos nossos alunos a novas descobertas, mantendo um maior contato com a realidade que nos cerca, produzindo assim uma aprendizagem mais efetiva, sendo primordial para o professor ensinar aprendendo, construindo saberes e entrelaçando-se-lhes.
Sabemos que a educação infantil é o primeiro contato da criança, como aluno, com o mundo real além dos muros da família e da casa, por isso, o momento de grandes oportunidades, momento fecundo de construções sociais, individuais e coletivas, preservando as especificidades de cada um e de todos, entrelaçando vivências e convivência, diariamente.
Precisamos incluir todos os locais possíveis como espaço de aprendizagem, especialmente dentro do nosso Município, se fazendo necessário que levemos os alunos para fora das paredes da escola, bem como lhes apresentemos outros meios de apropriação de conhecimentos, permitindo-lhes uma efetiva interação entre a escola e a Cidade em que vivemos.
Devemos conhecer o lugar que moramos e saber da sua história, por isso é necessário permitirmos aos alunos que conheçam a geografia, a história de cada lugar, cada pequena parte que compõe o espaço geográfico do Município, levando-os a conhecer esse espaço que subdivide o Município, reconhecendo o local que vive e também o local que os colegas vivem e partilham, dentro desse mesmo Município.
Assim, justifica-se esse projeto.

2. OBJETIVO GERAL
Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar dentro do Município, levando-os a conhecer a sua geografia. Conhecer os balneários que compõem nosso espaço físico, onde possam interagir e construir novas aprendizagens através de visitação aos pontos importantes de cada local, bem como conhecer o espaço que o outro colega mora, possibilitando assim novas oportunidades de apropriação de saberes, bem como a integração entre a escola e o Município.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Visitar, conhecer e explorar os balneários que compõe a geografia do Município.
• Incluir nossos alunos da Educação Infantil Pré-Escolar em todos os espaços físicos da Cidade.
• Promover interação entre alunos e a cultura histórica do Município.
• Aproximar escola e comunidade por meio de visita aos espaços físico-geográficos, possibilitando a construção de novos saberes coletivos, sociais e culturais.
• Produzir um livro ilustrado dos locais visitados.

4. ATIVIDADES
• Promover visitas aos balneários que compõe o Município, e seus pontos turísticos e/ou importantes para quem ali mora, bem como para o Município.
• Visitar os limites do Município, de norte a sul, enfatizando as localidades em que moram os alunos da escola.
• Conhecer os balneários urbanos fora da sede do Município, além da Zona Rural.
• Realizar registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de livro ilustrado das visitas com textos produzidos pelos alunos.
• Exposição de trabalhos na escola e/ou outros espaços públicos de amplo acesso à população.

5. CRONOGRAMA
As visitas serão efetivadas nas seguintes datas pré-estabelecidas, no horário das 09h00min às 11h00min:
Dia 14 de abril: Quatro Lagos de Beira Mar
Dia 05 de maio: Areias Brancas
Dia 26 de maio: Rondinha (Parque Tupancy)
Dia 16 de junho: Zona Rural
Dia 07 de julho: Cambuim (São Jorge, São Pedro, Jardim Oliva)
Dia 04 de agosto: Balneário Atlântico
Dia 25 de agosto: Arroio Seco (Torres Sul, Praia Azul)
Dia 15 de setembro: Figueirinha
Dia 06 de outubro: Marambaia
Dia 27 de outubro: Sereia do Mar (Bom Jesus, Pérola e Rota do Sol)
Novembro: encerramento do Projeto com data a agendar.

6. METODOLOGIA
Passeios-visita, atividades em grupo e individuais, produções coletivas, fotografias, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

7. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando assim seu conhecimento da divisão física do Município, possibilitando novas aprendizagens e explorando ao máximo tudo o que pudermos nesses momentos.

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