domingo, 11 de abril de 2010

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

"AS AVENTURAS DE PAPA-TERRA"
DE ANA PAULA MACHADO


“Era uma vez um lindo peixinho chamado Papa-Terra. Ele vivia feliz nas águas do Oceano Atlântico, o mar.
Todo o verão ele visitava uma praia especial. Dizia que gostava dos amigos que encontrava num arroio que desembocava no mar.
Então, sempre que começava a esquentar, Papa-Terra nadava para rever seus amigos. Juntos brincavam, falavam sobre as diferenças entre a água doce do arroio e a salgada do mar. Construíram assim um grande laço de amizade.
Porém, num certo verão Papa-Terra chegou e deparou-se com algo diferente: percebeu que uma cabana havia sido construída nas margens do arroio.
Logo perguntou aos seus amigos:
___ O que houve?
Os amigos explicaram que a cabana pertencia a uns pescadores que diziam gostar muito do arroio para a pesca.
Papa-Terra ouviu atentamente tudo o que era dito por seus amigos. Depois de brincarem de “A canoa virou” ele seguiu viagem de volta ao mar.
No próximo verão, como de costume, o peixinho passou pelo arroio e teve outra surpresa: as margens estavam mais estreitas e muitos dos seus amigos não apareceram. Existiam mais cabanas e alguns homens estavam fervendo água do mar, o que Papa-Terra achou muito estranho... Foi quando encontrou um velho amigo, chamado Espia-Maré que lhe disse:
___ Está tudo diferente não é? Estão falando que uma grande guerra está acontecendo no mundo e faltou sal para conservar os pescados e demais alimentos, por isso fervem a água do nosso mar, ela vai evaporando e deixa o sal no fundo da panela.
Papa-Terra ouviu atentamente o amigo Espia-Maré, que estava meio triste e depois foi embora.
A cada verão apareciam novas cabanas que mais tarde deram lugar as casas.
O arroio, que tinha águas limpas e cristalinas estava agora com lixo e poluído. Á sua volta já havia ao arroio já havia uma Cidade, chamada Arroio do Sal. E depois de ouvir essa história fica fácil entender o significado do seu nome.
Papa-Terra nos últimos anos não tem visitado seus amigos, comentam que ele está morando agora na “Fenda do Biquíni” e é muito amigo do Bob Esponja...”
FIM
Ana Paula Machado (professora municipal de Arroio do Sal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário